segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Saiba como renegociar dívidas com o banco pela internet

O aumento da inadimplência fez com que os bancos abrissem sites exclusivos para renegociação de dívidas de seus correntistas. Nessas plataformas, todos os débitos do cliente -em cartão de crédito e cheque especial, por exemplo- podem ser somados e se transformar em um único crédito pessoal.

As instituições financeiras apostam que a discrição do sistema, em que o cliente não precisa falar com o gerente e fica livre de cobranças por telefone, serve como estímulo para a quitação das dívidas.

Mas, para educadores financeiros, a ferramenta pode fazer o cliente pagar mais na hora de sair do negativo. Para eles, a negociação pessoal sempre será mais vantajosa do que a feita por computador, já que possibilita obter descontos melhores.

"É preciso tomar cuidado com a questão da impessoalidade, já que o cliente vai estar conversando com o computador, que oferece opções já fechadas de parcelamento", afirma o educador financeiro Silvio Bianchi.
Ele argumenta que, pela internet, a pessoa não vai poder dar "aquela choradinha" para obter um desconto, o que poderia ocorrer se conversasse com o gerente.

Na renegociação pela internet, o correntista não consegue saber se a taxa de juros cobrada no novo contrato é a mais barata possível.

Questionados, os bancos não informaram a taxa do crédito renegociado.

De acordo com o Banco Central, a taxa média de juros para pessoa física na renegociação era de 56% ao ano, no levantamento de junho. No cheque especial, era de 315% ao ano, enquanto no cartão de crédito chega a 470% ao ano.

Só trocar a dívida não é suficiente, diz Reinaldo Domingos, presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros). "Se não houver condições de pagar, é melhor nem renegociar e esperar o momento mais adequado para fechar um acordo", afirma.

MELHOR PARA BANCOS - A combinação de juros, inflação e desemprego em alta fez a inadimplência das pessoas físicas subir para 6,1% no mês de junho, ante 5,3% há um ano. Isso significa mais custo para os bancos, que precisam reforçar suas reservas contra calotes.

O Banco do Brasil lançou um canal de renegociação em 2014 e fechou 280 mil acordos desde então. O total de dívidas já renegociadas é de R$ 2,8 bilhões, afirma Walter Malieni Júnior, vice-presidente de Controles Internos e Gestão de Riscos do BB.

De acordo com o executivo, 80% dos acordos de renegociação fechados via internet são cumpridos -taxa maior que a obtida pelas empresas de cobrança, que é de aproximadamente 70%.

No Itaú Unibanco, o sucesso das negociações no ambiente digital é, em média, 20% maior na comparação com outros canais, segundo Adriano Pedroti, diretor de Crédito e Cobrança da instituição.

"O cliente consegue, em poucos segundos, solucionar suas pendências pelos diversos meios digitais. É bom para o cliente, que ganha tempo, e também para o banco", afirma Pedroti.

A Caixa lançou sua plataforma em julho. Além do site exclusivo, montou uma frente de renegociação em seus perfis no Facebook e no Twitter e planeja lançar um aplicativo dedicado ao serviço.

No caso do Bradesco, a solução foi firmar parcerias com os portais Quero Quitar e Acordo Certo. Segundo o banco, neste ano já foram realizadas mais de 60 mil consultas de clientes aos portais. A instituição não informou o total renegociado.

Já o Santander diz que está desenvolvendo uma solução via web, que abrange todos os produtos para renegociação. Por enquanto, é possível negociar com um atendente via chat pelo site do banco. Renegociação on-line:

CAIXA
www.caixa.gov.br/negociar

O que pode ser renegociado: dívidas de empréstimos e financiamentos com atraso superior a 60 dias e no valor total de até R$ 49 mil.

O que não entra na renegociação: dívidas de cartão de crédito e financiamento habitacional

Condições: a dívida pode ser parcelada em até 96 meses, mas é necessário pagar 10% na primeira parcela

BANCO DO BRASIL
www.bb.com.br/solucaodedividas

O que pode ser renegociado: dívidas atrasadas ou em dia de cartão de crédito, cheque especial e empréstimos. O cliente pode transformar o saldo de várias dívidas em uma única parcela mensal

BRADESCO
www.queroquitar.com.brwww.acordocerto.com.br

Quem pode renegociar: clientes com dívidas vencidas entre 360 e 1.080 dias

ITAÚ
www.itau.com.br/renegocie

Como renegociar: pelo site, os clientes podem sugerir uma proposta de renegociação e conversar com atendentes via chat

SANTANDER
www.santander.com.br

Como renegociar: pela internet, apenas via chat no site do banco

Nenhum comentário:

Postar um comentário